sexta-feira, 1 de julho de 2016

Receita: Gazpacho

Gazpacho (a sopa fria espanhola) era conhecida como “Gazpachillo del pobre”,

um prato simples, consumido desde o século XVII pelos pobres da região da Andaluzia que na necessidade de acabar com a fome juntavam pão e água com o que tivesse disponível.

O nome Gazpacho (de origem e influência árabe) significa pão encharcado, segundo a Larousse da Gastronomia.

Existe uma grande variedade de Gazpachos pelo mundo,mas é de conhecimento de todos que sem o pão molhado, não há gazpacho

Outro ponto importante de ressaltar é sempre servi-lo frio!!!

A sopa é constituída por vegetais crus liquidificados: tomate, pepino, pimentão, cebola, alho (que dá um toque mediterrâneo), temperada com azeite (que assegura a liga), vinagre de vinho, vinho branco ou jerez (que equilibra a acidez), sal (que funciona como catalisador quebrando as fibras vegetais e liberando os sucos), acrescidos de pão de fôrma (que dá a consistência necessária e um mínimo suporte calórico) e água gelada. É claro que os ingredientes podem variar de região para região :)

O ingrediente principal atualmente é o tomate, mas ele só foi incorporado na sopa gazpacho por volta do século XIX, quase 300 anos depois de a fruta ter chegado à Europa pelas mãos dos colonizadores. 

Em Portugal, o Gazpacho é oriundo das regiões do Alentejo e do Algarve. Normalmente, não é integralmente triturado, sendo apenas efetuado os corte dos ingredientes em pedaços pequenos, aos quais se adiciona o pão, em pedaços ligeiramente maiores, no final, antes do tempero com azeite, vinagre e sal a gosto. Para que a sopa fique mais fria, é comum adicionar cubos de gelo.

As receitas espanholas, geralmente, são preparadas através do processamento de todos os ingredientes, ficando com aspecto de um puré cremoso. São conhecidas em Portugal pelo nome de "Gaspacho à andaluza".


Ingredientes:

-250 g de tomate cereja 
-15 g de pimentão verde 
-13 g de pepino 
-25 g de cebola 
-1/2 dente de alho 
-15 g de miolo de pão amanhecido 
-15 g de azeite 
-15 ml de vinho branco 
-2,5 g de sal 
-50 g cubos de gelo 
-25 g de queijo branco ralado de sua preferência

Modo de preparo:

1-Descascar o pepino e o pimentão. 
2-Retirar as sementes de ambos e cortar em cubos médios. 
3-Cortar a cebola em cubos médios.
4-Colocar todos os ingredientes no liquidificador e processar até ficar um purê bem cremoso.
5-Acertar os temperos
6-Sirva em prato fundo ou verrine, e decore com o queijo branco ralado ou esmigalhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário