domingo, 1 de maio de 2016

Receita: Ceviche

A cozinha peruana, quase desconhecida no Brasil até pouco tempo, destaca-se pela rica mistura de influências dos colonizadores espanhóis e dos imigrantes 
japoneses e chineses que por lá se fixaram. 


O Ceviche ( em definição clássica, é um prato de peixe cru marinado em limão, temperado com cebola roxa, coentro e pimenta vermelha) tem sua origem nos países da America Latina, mas é no Peru que ela adquiriu sua fama e é considerada prato nacional. Temos registro deste prato há mais de 4000 anos já na era pré-colombiana. 

O povo Mochica, do litoral norte do Peru, e os Incas faziam algo similar usando chicha, bebida fermentada do milho. 


Ao longo do tempo foram acrescentando aji, muito picante, e hoje imprescindível no prato. O limão só veio a ser usado a partir do século XVI com a chegada dos espanhóis.

Embora o ceviche possa ser preparado com todos os peixes e frutos do mar, as receitas mais tradicionais são feitas com peixes de carne branca. 

Os mais indicados são corvina, robalo, linguado, garoupa e tainha.

A receita é fácil, o diferencial é a qualidade do ingrediente principal. 
Assim como o sushi e o sashimi, deve ser preparado com peixe super fresco! 

Ahhh, a termo de curiosidade, os peixes indicados para os sashimis são bons para o Ceviche também :)

O essencial é que o pescado seja preferencialmente de cor branca (sem muita gordura, nem músculo vermelho, como o sangacho do atum), mas de carne firme, camarão, lagosta ou mesmo polvo também podem ser usados.


Podemos usar vários tipos de ácidos para "cozinhar" o peixe, entre eles o limão taiti, limão siciliano, laranja azeda e a lima.

Um outro ingrediente também importante na preparação do ceviche é o "leche de tigre", que nada mais é do que um suco feito com o peixe marinado na lima com outros componentes. 
O nome "leite" se deve à de cor branca e o "tigre" ao fato desse molho ser usado no Peru para curar "ressacas" e para dar força a quem ingerir.

Outros ingredientes “obrigatórios”, pelo menos no Peru onde é considerado o “prato nacional”, são a cebola e o piri-piri ou pimenta (no sentido brasileiro). Ingredientes acessórios, mas aparentemente muito importantes naqueles países, são as algas , o milho, ou a batata-doce, ou seja, um “legume” para dar mais “consistência” ao prato. A salsa, o coentro e outros "cheiros verdes" também são quase sempre utilizados.

Então, vou parar de escrever porque se não eu me empolgo hahahaha...

Vamos a receita:

Ingredientes:

-200g de peixe branco
-1 cebola pequena cortada em brunoise
-1 colher de coentro
-Suco de 5 limões
- Gengibre fresco ralado na hora
-1/4 de alho picado finamente
-Sal
-Pimenta do reino
-Pimenta dedo de moça em petit brunoise

Modo de preparo:

1- Cortar o peixe em cubos médios evitando que ele esquente.
2-Deixar o peixe marinando com o gengibre, limão, coentro, alho, cebola, pimenta em torno de 2-3 minutos.
3- Servir da forma desejada.

OBS: O Ceviche pode ser servido como entrada, acompanhado com milho tostado, milho fervido e/ou batata doce,tortilhas mexicanas, batatas fritas, pão ou pode ser o prato principal de uma refeição, acompanhado com batatas doces cozidas, ou milho cozido.

Este Ceviche apresentado acima é baseado no meu gosto. Mas vocês podem fazer da forma que gostarem, usando os cortes que vocês desejarem :)

Abaixo coloquei algumas idéias de apresentação para o Ceviche:



Nenhum comentário:

Postar um comentário