segunda-feira, 16 de maio de 2016

Artigo: Culinária Tailandesa (Thai food)



A cozinha tailandesa é marcada pela mistura dos quatro sabores no mesmo prato: doce, salgado, azedo e picante. Uma culinária saudável e saborosa, com ingredientes simples que sintetizam o estilo de vida tailandês. É uma gastronomia extremamente vasta em ingredientes, que proporcionam combinações infindáveis através de técnicas elaboradas, resultando em uma comida rica e complexa. “O pré-preparo demanda esmero, tempo, cuidados. 


É uma cozinha elaborada e refinada, muito embora pareça simples muitas vezes, há que ter precisão na execução. Existem inúmeros pratos, às vezes de 
execução rápida, mas que utilizam diversos ingredientes, e esses têm que ter o balanço exato de temperos. Outros são realmente complexos em técnicas e preparo metódico com utilização de muitos ingredientes”.
A pimenta está sempre presente, mesmo que discreta, junto com o açúcar mascavo, o limão e os molhos salgados. O shoyu e o "nam pla" - o molho de peixe tailandês -  fazem o papel do sal. 

O arroz é sempre o ingrediente principal. São utilizados diversos tipos do grão, 
Jasmim, Glutinoso e Marrom são os mais comuns. Entre outros ingredientes indispensáveis está o coentro (folhas, talos, raiz e sementes), echalote, capim cidreira, folha de limão kaffir, galanga, cúrcuma da terra, alho, gengibre, chicória do Pará, pimentas, limão, molho de peixe, açúcar de palma e molho de ostra.

O arroz é o alimento mais consumido na Tailândia, acompanha a maioria dos pratos, seja da forma tradicional ou servido num pequeno cesto de bambu, para você fazer bolinhos com as mãos e molhar na sua sopa, creme ou qualquer tempero do seu gosto. 



Os vegetais e as frutas são bastante utilizados, e a maneira como são combinados e temperados faz tudo ficar muito gostoso. A abobrinha ou a abóbora fazem par perfeito com os curries. O broto de feijão, a cenoura e a vagem ganham um sabor especial quando preparados nos pratos quentes. 



Entre os principais temperos e aromas, destacam-se:

  • Capim Limão: suas folhas são muito fibrosas para serem consumidas e normalmente são retiradas na hora de servir as refeições. O talo é bastante utilizado nos pratos típicos da culinária tailandesa.
  • Pimenta dedo de moça: o sabor apimentado é uma das características da Tailândia, por isso a pimenta dedo de moça é super bem-vinda. Sua picância varia de suave a mediana e pode ser consumida seca ou picada em molhos em geral.

  • Galanga: Pertence à família do gengibre e tem sabor forte e marcante. É muito utilizada na culinária tailandesa e asiática de forma geral em sopas, carnes, vegetais e arroz frito. No Brasil ela só é vendida desidratada. Apesar de ser o “gengibre tailandês”, ela não tem nada a ver com o gengibre que conhecemos e, além de ter um sabor muito diferente, é bastante aromática.

  • Curry: é a mais famosa mistura indiana composta por coentro, gengibre, cúrcuma, feno grego, cominho, pimenta do reino, pimenta calabresa, mostarda, canela, cravo, noz moscada, louro e cardamomo. É possível acrescentá-lo em receitas onde o sabor forte é bem-vindo, como nos pratos com ovos, sopas, aves, peixes, carnes, vegetais e grãos.

  • Namplá: O namplá é utilizado como sal na comida tailandesa. Ele é extraído do cozimento de peixes e vegetais e não prejudica a saúde. Além disso, a culinária tailandesa também não utiliza muito óleo, e a gordura costuma vir de seus próprios ingredientes – e mesmo assim nada exagerado para não deixar os pratos calóricos. Já pensou em seguir uma dieta tailandesa? 


  • Molho de ostra: É um condimento típico da culinária da China, popular nas cozinhas do Vietna e da Tailândia. É um molho espesso, com um sabor adocicado e forte em umami, tradicionalmente preparado fervendo ostras em água até obter um molho castanho.



  • Arroz de jasmin: Também chamado de “thai”, é o mais tradicional da culinária tailandesa. Os grãos são mais compridos, cristalinos e têm um aroma diferente. Não costuma ser temperado, já que os pratos em si tem um tempero mais forte, mas possuem um gosto característico muito bom.

  • Coentro: É uma erva aromática (esteticamente parecida com a salsa),tem um sabor um tanto picante e ardente.

Pratos típicos:


  • O Nam katee pla é um peixe cozido no coco com especiarias. É um dos pratos mais apreciados na Tailândia. Entre os ingredientes, estão o leite de coco, o açúcar mascavo, o hondashi, o nampla e cúrcuma.


  • Gai Phad Med Mamuang: É um frango frito com castanha de caju ao molho de ostras.


  • Pad Thai: É um talharim de arroz frito com camarões, amendoim, tamarindo, omelete, molho de peixe, talo de coentro, cebolinha, açúcar, e vegetais.

  • A maioria das sobremesas tailandesas são à base de fruta. O Kluay Buat Chii é a combinação de banana com leite de coco.





Na Tailândia come-se diversas vezes por dia, a cada uma ou duas horas. Uma característica forte do país é a comida de rua, uma expressão cultural, reflexo do amor e honra que os tailandeses têm pela culinária, passada de pai para filho. Eles tem um compromisso com a qualidade, identidade gastronômica, assim como na França por exemplo, a comida é o principal”, diz o especialista em culinária Thai. 



Em geral, os almoços dos tailandeses são mais simples e o jantar é a refeição “principal”. É nele que os pratos são mais elaborados e completos, com arroz, sopa, peixe, frutos do mar ou frango em suas diversas combinações com saladas, hortaliças, molho, sobremesa ou fruta.


Os molhos também são importantes, sendo considerados a base desta gastronomia. O molho de peixe, por exemplo, em muitos pratos substitui o uso do sal. Já o molho de ostras fermentadas ou aqueles que incorporam leite de coco são interessantes para suavizar os sabores.


Assim como na culinária mexicana, na Tailândia algumas pessoas também têm o hábito de inserir os insetos na alimentação. São comuns, principalmente, na área rural e nas cidades do interior. Os mercados de rua, tão comuns neste país, oferecem grande variedade de opções de pratos. Há diferentes tipos de porções de frango frito, batatinhas adocicadas e temperadas, milho...



Arranjos florais acompanhados de frutas e legumes cortados de forma delicada e criativa completam os pratos típicos da culinária tailandesa. Cada refeição pode ser comparada a um arco-íris de cheiros, cores e sabores que encantam apreciadores de uma boa gastronomia ao redor de todo o mundo.



Os países do continente asiático, apesar de cada um ter sua identidade gastronômica, se assemelham pelos ingredientes utilizados, visto que por serem vizinhos têm climas parecidos, alguns compartilham o mesmo rio, além das heranças acumuladas ao longo da história. “Estamos falando de países que respiram e amam sua culinária. 

Na Tailândia e em seus países vizinhos, como Myanmar, Tailandia, Laos, Cambodia, Vietnam, Malasia, Indonésia e China, se consome bastante inseto. 










Fonte: Culturamix, culináriatailandesa, wikipedia, foodmagazine, cozinhathai, viajenaviagem, groupon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário